TSF, uns foram à Chanfana outros à Maceira

por Trilhos Sem Fim, em 28.04.13

PASSEIO À MACEIRINHA

Compromissos, são compromissos, e como os TSF’s têm o compromisso consigo mesmos de não desperdiçar uma boa manhã de BTT, lá se reuniram 5 trilheiros no PR à hora combinada.

O grupo de hoje estava mais reduzido, pois muitos de nós foram comer chanfana, quero dizer… pedalar na rota da chanfana. Nós, os que ficámos por terras de D. Dinis contámos com a companhia de dois companheiros que têm andado ausentes, mas… como foi dito que não havia despensas, apareceram, o Paulo, ainda com a single-speed e pernas que cheguem para ela e o Pedro S..

Depois dos 5 minutos de tolerância, para ver se aparecia mais alguém, arrancámos com o objectivo bem definido, Maceira, para matar saudades de serpentear junto ao ribeiro da Maceirinha, e dos trilhos lá perto. Já há muito que não o fazíamos, o trilho está em óptima estado, limpo e sem lama, divinal!

Mas para lá chegar, e uma vez que hoje não teríamos serras para subir, subimos até ao marco geodésico, por detrás do Office Centre, daí seguimos pelos trilhos já nossos conhecidos, com uma ou outra variante. Na chegada à Maceira, antes dos Bombeiros, subimos o monte de Santo Amaro, de onde podemos apreciar a paisagem junto da capela com o mesmo nome. A descida foi pelo trilho que desce até ao campo de Futebol.

O café de hoje, foi no bairro da “fábrica” depois de termos falado com o porteiro da CMP com o objectivo de… é surpresa… J, e depois de o Rui P. nos ter ido mostrar uma das duas lagoas artificiais das pedreiras da Maceira. Uma enorme transformação da paisagem, consequência da acção exploradora humana, mas que não deixa de ser bonito de se ver.

No regresso a Leiria, pelos Parceiros, virámos à esquerda e subimos até Santa Clara para descermos pelo trilho que nos leva até à ponte das mestras, com extremo cuidado para não nos metermos nas rampas que por lá fizeram, que essas não são para nós…

Já em Leiria, perto do PR, ainda nos cruzámos com o DArmindo e com as suas herdeiras.

Quanto a fotos e filmes da jornada de hoje, não há… o repórter foi um dos que foi comer chanfana!

Até Quarta-feira, dia feriado, em que temos o compromisso de BTTetar.

Cláudio Costa

OS TRILHOS SEM FIM NA ROTA DA CHANFANA 2013

Dupla jornada dos Trilhos Sem Fim nesta semana absolutamente fantástica. Depois da jornada do dia da Liberdade e do Congresso Gastronómico nos Mouratos.

Pedalou-se hoje em duas frentes: uma na nossa região e outra na pequena mas  exemplar aldeia de Vale do Açor à volta do rio Ceira, com travessia de vinhas, singles tracks em campos de batatas e várias travessias em pontes de madeira e túneis iluminados a gerador  para não falar dos singles que foram recentemente abertos pela mão daquela comunidade que não vivendo para o BTT lhe dedica certamente muito do seu melhor tempo livre. A todos os que contribuíram para a realização do evento cabe-nos apresentar os nossos agradecimentos bttistas.

A amplitude geográfica dos trilhos foi bastante reduzida – sendo que boa parte dos trilhos podiam ser apreciados de muitas das varandas e miradouros da aldeia -, mas a sua dureza foi acentuada. Nos 30 kms fizeram-se 1035 metros de acumulado e nos 50 kms, salvo erro, um pouco mais de 1400 metros.

Os Trilheiros no início eram oito mas numa evolução táctica ditada pelas naturais e conhecidas circunstâncias evoluiu para uma espécie de 3x3x2: Pedro, Diogo e Luís no primeiro grupo; Cardinhos, Rui G e Rui L no segundo e Alípio e Artur no terceiro grupo e também no único que não percorreu os 50 kms por justificadas razões (não sabemos se os nomes iniciados por A terão alguma coisa que ver com isto…).

Após o banho (de água quentinha!!) veio a chanfana onde passou a haver dois grupos: o de três, que quase estava a fazer a digestão quando chegaram os outros dois grupos, e os restantes cinco que aviaram com galhardia uns bons nacos da deliciosa chanfana regados com vinho e café.

Digno de registo também é a capacidade comunicativa do nosso repórter que abordava todas as voluntárias serviçais como se fossem da sua família ou tivessem nascido próximo de si. Um fenómeno comunicativo que não passou despercebido nunca: desde a chegada e do café matinal até à saída. Ao ponto de alguém que segue o nosso blogue lhe ter perguntado se era ele que passava a vida a ralhar e em particular a puxar por um tal… Alípio (isto não é delírio, foi verdade!!!).

Alípio Lopes

De Artur Fernandes a 28.04.2013 às 20:09

Da chanfana já entreguei as fotos para publicação...
Que boa manha de puro BTT... e que belo almoço tudo bom.

De José Cardinhos a 28.04.2013 às 20:49

Vejo (li) que os companheiros que ficaram por cá, se divertiram para os lados da Maceira, óptimo. Nós fomos até ao Vale de Açor, em boa hora o fizemos, excelentes trilhos, habitantes daquela freguesia bastantes simpáticos, uma chanfana e arroz doce divinal, conclusão, um domingo óptimo de BTT, fica registado para o próximo ano repetir.

De Cláudio Costa a 28.04.2013 às 23:50

Hehe , Alípio fartei-me de rir com essa do Artur a ralhar! Seja lá quem for que te interpelou, só pode estar enganado, é mentira  hehehe.
Quanto às fotos, deixam de facto alguma inveja...
PS: Nós hoje, para homenagear o nosso ElGPS como já passava das 11horas enganámo-nos, mas sem os ralhetes do Artur, aquele engano nem teve piada

De Osama a 29.04.2013 às 13:53

Bem parece que toda a gente se divertiu neste passado Domingo é assim mesmo ^^

Meus caros, mais um passeio que recomendo a quem não foi, a fazer. ST excelentes, paisagens espectaculares, pontes e mais pontes e túneis  organização impec. Claro que não podem querer isto tudo sem sacrifício não é.. a dureza também faz parte. Temos de combinar e voltar lá!

E que me dizem a na próxima quarta, uma vez que é feriado irmos fazer o Fabuloso percurso de Poios de que vos falei? ^^

De DArmindo a 29.04.2013 às 16:07

Oi.
Com o efeito do benuron no domingo andei uns metros com as minhas filhas, sem problema. Na 4ª feira estava apostada em dar a voltinha com dos TSF. Mas as dores hoje ao natural fazem-se sentir um pouco. Isso em Poios tem muito ressalto? Ou faz-se bem?
Abraço

De Osama a 29.04.2013 às 17:17

tem mta pedra )= mt single track, mas mta pedra.. Serra de Sico já se sabe

De Rleitao a 29.04.2013 às 18:40

deixemos isso de poios para o fds 12 de maio

De Rui Gaspar a 29.04.2013 às 19:26

Quero reforçar a opinião dos companheiros TSFs qualquer rota,trilho,caminho ou single track que tenha "cabra velha" com bom vinho é sempre de participar. Parabéns ás gentes de Val do Açor, e ao pessoal da Bikeonelas que  receberam os forasteiros com tanta simpatia que prometo voltar.
Aos companheiros que foram revisitar os trilhos da Maceira, treinem que os Caminhos Santiago esperam por nós.

Sobre nós

Neste blog um grupo de amigos irão falar das suas vivências tendo como fundo uns passeios de bicicleta. À conquista da natureza, ganhando saúde.

MEO Kanal

92. 2010
  105. 2009
  118. 2008

Visitantes = 160.000 +...