Foi com expectativas elevadas que esperámos pelo 3º Passeio das Fontes. A aldeia das Fontes é o nosso local predilecto para fazer o desporto de que mais gostamos, o BTT. Conhecemos cada vereda, cada estradão, cada carreirito, como a palma das mãos. Esperávamos estar enganados e conhecer algo de novo.

Os "atletas" foram chegando aos grupos junto à pequena ponte. Trocavam-se cumprimentos com os amigos de outros encontros, o tempo passava e o grupo ficou composto.  A envolvência é extraordinária. O rio de um lado, a ponte, a pequena capela ao fundo e lá bem no alto, a envolver-nos, a imponente Serra da Senhora do Monte.

Pouco passava das 9 horas quando partimos do largo da capela em direcção ao Pé da Serra. Os primeiros quilómetros foram desagradáveis. O estradão não era suficientemente largo para comportar as cerca de 3 centenas de participantes fazendo com que tivéssemos que caminhar num local onde tanto gostamos de andar de bicicleta.

Do Pé da Serra descemos por estrada até às Fontes. À medida que os participantes se foram espalhando no percurso a confusão ia diminuindo, tornando-se mais agradável.

Conhecíamos grande parte do percurso que fizemos, mas ficamos altamente satisfeitos com as surpresas que nos esperavam. Destaco o carreiro que nos levou até ao local do reforço. Serpenteou encosta acima, entre os arbustos, para terminar num corredor ladeado por pedra aí colocados, como que a saudar os participantes. Gostei.

A descida da Senhora do Monte para o Pé da Serra é brutal. Já a conhecia mas na versão a subir... à mão. A descida é fantástica, técnica mas acessível à esmagadora maioria. Vou lá voltar.

O cheiro agradável das flores foi uma constante em todo os percurso. Por vezes dou por mim a pensar como serão incompletos, diria mesmo infelizes, aqueles que não têm a oportunidade de percorrer estes sítios recônditos mas belos.

Destaco ainda outro carreiro a Sul das Fontes que nos levou por entre os vinhedos e pelos quintais até à pior subida de todo o trajecto, onde muito poucos conseguiram subir, em cima da bike.

Apesar de já conhecer admirei o acesso à nascente do Lis. Um trilho a descer, com curvas apertadas e descidas perigosas, óptimas para testar a capacidade técnica ou levar a bike à mão.

Uma manhã bem passada, com muitos trilhos novos e de boa qualidade. Não fosse a confusão inicial e diria que tinha sido perfeito.

Louvo a organização e reconheço o muito empenho que tiveram para conseguir ter tantos trilhos novos. Bem hajam.

Até Domingo!

Rui

Track GPS: Helder M

Fotos: Artur Fernandes

Tags:

De José Cardinhos a 16.05.2011 às 15:37

Já vi que se divertiram no passeio das Fontes, óptimo. Tive pena de não poder estar presente, mas uma lesão no joelho feita num acidente caseiro ,retirou-me essa possibilidade. Acabei por dar uma volta a rolar sem carga, a fim de manter o hábito.
Se tudo correr bem domingo lá estarei.
José Cardinhos

De jj a 16.05.2011 às 17:15

Passeio interessante (e mto duro), com dificuldade superior à indicada pela organização ( aminha cara demonstra-o bem!), subidas e descidas bem interessantes....
PS Alguém viu o Cláudio?
Boa semana para todos e até domingo!

De CFQuiaios a 16.05.2011 às 19:05

"Passeio" dificil para as minhas capacidades de veterana iniciada, paisagens muito agradaveis e excelente companhia do RG e do sr. Rogério, a quem agradeço a paciencia de me aturarem, eu sei k não é facil!!!
Acho k para passeio é muito tecnico, mas não percebo muito sobre o assunto...o ditado é velho, quem tem cu tem medo e nisso eu levo uma boa vantagem,...deve ter influencia!!!
Se a organização me permite...e se não permitir, paciencia...escrevo na mesma...Não gostei da partida...considero k haviam muitos bttistas para pouco espaço...e o percurso incial k é lindo não foi aproveitado pela maioria devido ao engarrafamento...para a proxima ponham o pessoal a rolar primeiro para os prós mostarem o k valem....tb tenham cuidado com as inscrições s/seguro...
Mas para o ano se os 40 não me trairem lá estarei...
Cris

De Rui Gaspar a 16.05.2011 às 21:59

Foi um passeio com alguma exigência técnica e fisica,mas com percursos que gostei e vou repetir ,
Com a convicção que conseguia levar até ao cimo da senhora do monte a Cristina e o Rogério fui puxando por eles,mas ao chegar as Torrinhas mandaram-me continuar sózinho, e assim fiz , Terminei os 25 Km cumprindo o percurso todo. Ficou-me a dúvida por onde passaram os TSF porque perderam o RG , pois nem nas fotos aparece.

De Rui a 16.05.2011 às 22:10

Para o Rui Gaspar, a Crisitna e o Rogério as minhas sinceras desculpas por não os ter acompanhado. Como habitual a culpa foi do GPS que não estava sincronizado com o tempo.
Desculpem lá.

Nota: a desculpa do gps inventei agora.

De Adriano a 16.05.2011 às 22:43

Gostei bastante do passeio, e espero repetir....talvez o grupo dos TSF se atrevam a faze-lo um domingo destes....abraço a todos.

De EL GPS a 16.05.2011 às 22:53

Como Diz o Rui as expectativas eram Enormes.
Dou os parabéns à Organização pelo trabalho e dedicação que tiveram a abrir novos trilhos.
De Facto aquela partida é um erro que já não é de quem tem a experiência de organização e de participar noutros eventos de género. assim como também não percebi nem concordo em por os Ditos PRÓS se é que os são á frente na partida.
Companheiro Rui Gaspar acredita que senti a falta da tua companhia e falei de ti várias vezes. È por isto que não gosto de passeios organizados o grupo desmenbrou .nem vou a mais nenhum excepto quando houver trilhos novos
para conhecer. Ainda Rui Gaspar também acabaste por ficar a fazer companhia a outros trilheiros que não foram até ao fim que para a próxima tem que pensar se tem preparação para um evento destes.

De CFQuiaios a 16.05.2011 às 23:23

Obrigada Sérgio!!!!!

De CFQuiaios a 16.05.2011 às 23:27

Os ditos prós...não me referia a ti com certeza!!!!

De Artur Fernandes a 16.05.2011 às 23:54

Até para mim se torna um pouco mais complicado para fazer aquilo mais me dá prazer (Combibio) e reportar com as fotos aquilo que nos tem mantido como um grupo de Amigos...
Afinal podemos participar para poder-mos tirar ilações.
Domingo vamos estar novamente juntos até lá.

De Helder Malheiro a 17.05.2011 às 22:56

Eu cá até gostei, embora prefira - de longe - os passeios "à Trilhos".
A partida foi um erro e as subidas eram poucas e fraquinhas... pois afinal até se faziam sem equipamento de escalada...

De Cláudio Costa a 18.05.2011 às 00:53

Amigos trilheiros , as minhas desculpas por ter faltado, inscrevi-me mas depois de um Sábado de festa cá em casa que durou até tarde, além de cansado, a casa estava por arrumar no Domingo e tinha de cumprir com obrigações de Pai, pelo que faltei. Mas espero que o grupo faça este percurso num próximo domingo, porque alguns trilhos já os subi e quero-os descer carago !

Júlio não faltei com medo das quedas, isso era dantes... ou não...!
Artur, é verdade sinto o mesmo nos passeios, o grupo naturalmente divide-se e francamente a manhã de Domingo fica diferente, fica a faltar o convívio .
Bom trabalho.

De Rogério Monteiro a 18.05.2011 às 16:06

Como primeira experiência em participação deste tipo de trilhos, foi muito violento e decerto terei que ganhar "arcaboiço" para este tipo de percursos. Penso que poderia fazer melhor do que afinal acabei por fazer, mas não quis deixar a Cristina sózinha, e é claro para o cansaço que já demonstrava veio mesmo a calhar. Quero agradecer ao Rui Gaspar a paciência e companheirismo que demonstrou comigo e com a Cristina .
Para terminar este meu primeiro comentário, quero igualmente agradecer a todo o grupo dos trilhos sem fim, a receptividade e abertura que verifiquei nos elementos com quem já contactei, com a entrada de mais um elemento no grupo,( eu ), que espero possa contribuir para aumentar se possivel e consolidar o espirito de camaradagem se verifico já existir no grupo.Obrigado

Sobre nós

Neste blog um grupo de amigos irão falar das suas vivências tendo como fundo uns passeios de bicicleta. À conquista da natureza, ganhando saúde.

MEO Kanal

105. 2010
  118. 2009
  131. 2008

Visitantes = 160.000 +...