Quaaaaaaaase Conquista do Castelo de Pombal

por Trilhos Sem Fim, em 02.02.14

A última aventura para aquelas bandas foi em 24 de novembro de 2013. Há pormenores do texto desse dia que bem podiam ser aproveitados para fazer o texto de hoje. A começar pelo título escolhido nessa ocasião e que assenta que nem uma luva ao dia de hoje: “QUASE CONQUISTA DO CASTELO DE POMBAL”.

Apesar de também hoje não ter chovido deve registar-se que a temperatura era particularmente diferente. Naquele dia, ao contrário de hoje, a neve estava mais próxima: “As oito da manhã no Parque Radical registavam-se ZERO graus centígrados. A relva estava francamente branca. ” e, hoje como naquele dia, também não atingimos o objectivo maior porque hoje houve problemas persistentes com dois de três furtos e naquele dia do  passado ano “uma dúzia de corajosos trilheiros(as) zarparam em direcção a região de Pombal cujo castelo acabou por não ser alcançado por indisponibilidade de alguns ciclistas para arriscarem chegar a horas a casa.”, tal como hoje também.

Dizia na minha crónica daquele dia: “Na última vez houve amuo, conforme atestam as crónicas, e desta vez também, para não variar; mas foi mais leve e passageira. Desta feita com alguma razão pois perdemos momentaneamente um companheiro que logo a saída de Leiria tinha partido um raio no mesmo sítio onde na última nocturna de quinta-feira a outro havia sucedido o mesmo.”. Agora, para não estranharmos, também tivemos amuos tanto a partida quanto a chegada! Conclusão: Pombal da sempre amuos!! Circunstâncias diferentes ditaram resultados de amuo diversos !

Naquela manhã disse-se: “Não há registo de furos ou outras avarias.” e hoje não foi, de todo, esse o caso. Ainda cinco quilómetros não haviam sido percorridos e já o nosso director que experimentou uma roda 29 foi vítima de um furo que o manteve sempre em sobressalto e queria que continuassemos sem ele. Não aceitámos e esperamos porque um grupo é um grupo!

O nosso colega do single speed precisou de dar ar a burra um cento de vezes até chegarmos ao ponto de partida e o nosso serralheiro-mor (BC) rebentou a câmara no atravessamento de uma vala que rasga todo o estradao junto aos cemitérios das Colmeias onde simultaneamente o nosso amigo PS provou o sabor da terra! Na mesma vala, claro!

Na ida foi o Fernando C que insistiu em atravessar um passadiço em madeira molhada e escorregadia de um parque de merendas e limpou o lodo com o costado! Atribulada manhã que na chegada obrigou a partir o grupo pois quem tinha pressa avançou para não chegarem, como os últimos, cerca das treze e trinta, com cinquenta quilómetros percorridos, muita lama nas bikes, um razoável empeno em alguns e em alguma agonia muscular noutros. E que as subidas enlameadas custam o dobro e as paragens não ajudam nada...

No dia 24 de novembro de 2013 registou-se que “em Santa Eufemia houve um despiste por excesso de “prudência” do condutor e de vigilância da polícia. Ontem alguém, também a solo e com excesso de estupidez (segundo um morador nas zona) derrubou um semáforo de controlo e limitação de excesso de velocidade.”. Acreditem se quiserem mas o tal semáforo ainda não foi reposto e é caso para pensar que naturalmente estava lá a mais antes...  Agora já não fará falta. Sera que não?

Vejam bem as coisas. No passado, e já distante, dia vinte e quatro de novembro acabava a crónica assim:

“Bom domingo. Boa companhia e camaradagem e o fecepe ontem perdeu dois pontos”. Hoje também tivemos uma boa manhã de domingo; a companhia e a camaradagem também foi do melhor mas o fecepe não perdeu somente dois pontos ontem porque foi ao Marítimo perder os três! Mas o SLB perdeu dois porque o Cardoso voltou a falhar um pênalti porque e mais teimoso que uma mula velha e impediu o Lima de proceder a marcação.

Para memória futura ficam os aborrecidos e persistentes furos; o atravessamento de duas fartas linhas de água para apagar certos calores; que hoje éramos mais que muitos; um colega dos Choubikers que começou e acabou “roto” (era o que dizia sempre que precisava de atacar subidas!); e um companheiro que concluímos ser filho de mãe Mouco e de pai que, felizmente e tal como ele, ouvia bem!

Tal como em novembro lembro que quinta e domingo próximos haverá novas oportunidades para dar ao pedal! Fazem-se votos para que apareçam mais de dois que foi o número dos que participaram na passada quinta feira.

Alipio Lopes

Também em meo Kanal 490904

De Rui P a 02.02.2014 às 22:05

Mais uma manhã de domingo bem passada.
Boas imagens.
Bom texto

De Pedrojs a 02.02.2014 às 22:27

E ainda grande montagem de video e bandas sonoras .
Gostei muito

De José Cardinhos a 02.02.2014 às 23:27

Vejam que se divertiram, muita gente e muita boa disposição, isso é que é bom.
Bom texto, parabéns Alípio, excelente reportagem, Artur, e eu aqui a roer as unhas de inveja, mas é assim, soldado doente não serve o rei.
Boa semana companheiros e vou fazer força, para quinta-feira já poder pedalar.
Imagem de perfil

De ACLopes a 03.02.2014 às 08:54

SOLDADO DOENTE NÃO SERVE O REI (nem serve AO Rei...). Boa José Cardinhos!! Esta não conhecia e é apropriada. Os cavaleiros dos Trilhos Sem Fim aguardam impacientes o teu regresso.
Lamentavelmente, e uma vez mais, vemos as nobres e numerosas hostes de cavaleiros trilheiros a descurarem a importante participação no nosso blogue. "Ah, pois, eu li...", "Ah, pois, eu vi...", "Ah, pois... ah, pois" e fica tudo nas mentes quietas e caladas!! Vamos lá a participar e a esgrimir argumentos e larachas que isso é que anima e dá vida aos textos, às reportagens e às semanas de pedal e lama...

De José Cardinhos a 03.02.2014 às 14:59

E eu impaciente estou em dar umas pedaladas, desde que tenho a nova escora montada na bicicleta, ainda não deu para a experimentar, até parece que podia esperar mais uns dias pela sua chegada.
Estou ansioso que seja quinta-feira.
Imagem de perfil

De fernandocaseiro a 03.02.2014 às 12:17

excelente manha boa companhia bons trilhos com direito a banho e tudo e como nao podia deixar de ser a habitual queda desta vez quando isto arrefeceu fiquei com o chassi um bocado enpenadomas nada que mais uns trilhos nao resolvam,agora até quinta na esperança que apareçam mais que os 2 da semana passada

De Rui L a 03.02.2014 às 16:55

vejo que a manhã foi divertida...que bom!!!

quinta feira, espero ir a nocturna...digo eu-

boa semana!!!

De Rui Gaspar Mouco a 03.02.2014 às 23:11

Obrigado aos companheiros do lugar da Torre e arredores mais conhecidos por CHOUBIKERS por terem aceite o convite dos TSFs para conhecer outros trilhos que nos podem levar até ao Castelo de Pombal. Podem, porque desta vez os furos consumiram o tempo que  era preciso para chegar ao castelo e regressar a Leiria a horas decentes de almoçar com a familia.O resto do percurso será cumprido numa próxima oportunidade. Parabéns ao cronista e ao reporter e treinador de berma, pois não se cansa de dar instruções aos companheiros que tem medo das descidas. Convem registar que partimos do PR 21 ciclistas  mesmo com muita lama e furos todos regressaram a pedalar.

De Cláudio Costa a 03.02.2014 às 23:53

Ó pessoal que fique bem claro que não tenho nada a ver com o vosso azar, mas eu bem disse para esperarem por mim :-) hehehe

Cumprimentos e até domingo.

De Aclopes a 04.02.2014 às 01:04

Cláudio eu também disse algo que podia entender-se como: \"Não acredito em bruxas, mas lá que as há, há!\". E nem sequer referi bruxos e tu nem és adivinho, das e palpites estranhos ehehe

De DArmindo a 04.02.2014 às 09:00

De Hugo Brites a 04.02.2014 às 22:14

Mais uma estreia para mim em alguns dos trilhos visitados! Aquelas passagens na água animam e "aquecem" a alma
A conquista fica por fazer mas numa próxima oportunidade, com o piso mais rolante e com menos problemas técnicos !
Só espero que dessa próxima vez o Porto tambem tenha perdido uns pontos para o campeonato
Agora é tempo de tomar conta das " meninas", dar lhes um banho e lubrificar porque embora tenha uma Trek não gosto de a ouvir a fazer "TREK TREK" !
Até quinta,isto é se o tempo der umas tréguas!!!
( A.L. que nunca te falta a inspiração, bom texto)

Pág. 1/2

Sobre nós

Neste blog um grupo de amigos irão falar das suas vivências tendo como fundo uns passeios de bicicleta. À conquista da natureza, ganhando saúde.