Trilhos Sem Fim festejam o Dia da Restauração

por Trilhos Sem Fim, em 01.12.16

No primeiro dia do mês de dezembro do ano de dois mil e dezasseis, da nova era, pelas oito horas e trintas minutos deu-se inicio, com muita pompa e circunstância, às comemorações do Dia da Restauração. O grupo “Trilhos Sem Fim” tem inserido estas comemorações no seu plano anual de atividades, apenas interrompendo esse alinhamento após a tomada de posse do XIX Governo Constitucional, voltando agora às comemorações formais com a reposição do feriado. Recorde-se que o Dia da Restauração pretende recordar a situação ocorrida em 1 de dezembro de 1640 que consistiu na revolta dos portugueses contra a tentativa da anulação da independência do Reino de Portugal pela governação da Dinastia filipina castelhana, e que vem a culminar com a instauração da 4.ª Dinastia Portuguesa - a casa de Bragança - com a aclamação de D. João IV.

Claro que todos os TSF são patriotas e não perdem uma comemoração, praticando a atividade principal e única (core) dos seus estatutos, o BTT.

Assim foi, dia de festa e de integração de novos trilheiros, Dario e José M, tinha que dar em subida. A Maunça fica sempre bem. Por trilhos pouco utilizados, mas sempre agradáveis, passámos o Vidigal, Cortes e Fontes do Lis. Já a meio da encosta da Maunça alguém sugeriu que Fátima seria um bom local para comemorar, apesar do milagre do sol e dos pastorinhos só ter acontecido 277 anos após o Dia da Restauração. Rumámos lá.

Entretido com muita conversa, ora falando, ora ouvindo, quase não recordo por onde passei, dou por mim a degustar um pastel em forma de coração acompanhado por um aromático café. Que bom!

Aí surge o desafio, teríamos que participar num mannequin challenge, ou seja, fazer figura de parvo, mas parado. Admirados? Percebo, os TSF fazem essa figura muitas vezes, mas é a andar de bike, daí a novidade. Aceitámos!

Enquanto a equipa de reportagem fazia os preparativos visitámos os Valinhos e Aljustrel, tirámos uma foto tendo como fundo a parede de pedra tornada famosa pelos 3 pastorinhos e ainda conhecemos a sobrinha dos ditos pastores, que parece também tem queda para a foto, pois foi ela a operadora da câmara que tirou a única foto deste passeio. Maldito sjas repórter oficial dos TSF que nos abandonaste.

Desafio do mannequin challenge cumprido fomos agraciados com novo pastel. Toma lá!

Com tanta atividade para uma manhã, o tempo começava a escassear, mas ainda tivemos oportunidade de descer o “trilho do tiro ao 1berto”, perto da Chainça. Muito bom mesmo.

Agora é que é mesmo tarde. Deixei os TSF para traz, mas não foi fácil pois ainda tentaram uma aproximação a corta-mato. Já no final desci o trilho do Rogério que, após uma intervenção de alguém que não gosta de nos ver com arranhões, parece uma autoestrada. Foi muito bom.

Para a próxima semana 8 de dezembro é o 342.º dia do ano no calendário gregoriano (343.º em anos bissextos) e faltam 23 para acabar o ano, mas é feriado. É o dia da Imaculada Conceição. Se concordarem festejaremos.

Entretanto, até domingo

Rui P

Post scriptum: No post da última semana (AQUI) utilizei a expressão “Langões preguiçosos e moles” (LPM), muito utilizada no léxico interno dos TSF. Claro que no léxico externo pode dar lugar a outras interpretações e até ferir alguma suscetibilidade. Não era essa a nossa intenção. Digo até, que não é LPM quem quer. Para o ser, deve possuir um forte grau de afiliação com a causa, ter pernas potentes e criado laços de amizade e cumplicidade com este excelente grupo de amigos.

Contudo, para traquilizar os espiritos sugiro que, onde leram “Langões preguiçosos e moles”, traduzam para “Meu querido companheiro que estás ausente”

De Cláudio Costa a 01.12.2016 às 16:23

Depois de uma bela manhã de BTT com os TSF's, em que para além de pedalar e conversar, ainda fomos ver as casas dos pastorinhos e passar um momento engraçado na pastelaria de Fátima, nada mais aprazível que ler esta bela crónica, e publicada a horas exemplares.

Rui, tenho a dizer-te que aquele corta mato teve consequências nefastas ao nível dos aromas. O terreno de cultivo aparentava ter sido estrumado muito recentemente, muito recentemente mesmo...

Foi de facto engraçado aceitar o convite do simpático staff da pastelaria e já está publicado o vídeo na pagina de facebook, procurem em "A Casa dos Pastéis - Pastéis de Fátima".

De Cláudio Costa a 01.12.2016 às 16:47

Agora sim, foi reposta a verdade literária. Como dizes e bem, não é langão quer quer, é quem merece :) E para mais, as crónicas têm de estar contextualizadas com o léxico BTTista dos TSF's, omitindo claro aqueles palavrões que por vezes os trilhos e as silvas nos levam a proferir.

De rogerio monteiro a 01.12.2016 às 20:15

"Já no final desci o trilho do Rogério que, após uma intervenção de alguém que não gosta de nos ver com arranhões, parece uma autoestrada. Foi muito bom."

Quem, senão o autor do trilho, que fez a intervenção.
Excelente texto, assim como excelente a vossa companhia.

De Rui Gaspar a 01.12.2016 às 20:19

Comemoramos o dia da retoma da  independência de Portugal só falta chegar o dia para comemorar a retoma da economia. Gostei da experiência de mannequim challenge na pastelaria e vou sugerir que façamos mais vezes mas nos trilhos . Paramos a descansar  e tiramos foto a fazer que estamos a pedalar . O redactor está de parabéns porque se esmerou na qualidade literária. Não concordo com as observações em PS , porque ser LPM  até pode ser um elogio para qualquer TSF que se preze.

De José Cardinhos a 01.12.2016 às 21:11

Começo por salientar, que valeu a pena quase não ter saido de cima da bicicleta, depois de uma nocturna com os companheiros do "ChouBike", estar às 8h30m no PR era obra, mas foi uma óptima decisão, que bela manhã de BTT.
Foi tudo diferente do que é habitual nas idas a Fátima, até o pastel de nata, muito bom termos feito de personagens!!!
Muito boa crónica RP, foi pena não termos a reportagem fotográfica, mas o nosso repórter oficial também direito a faltar.
Bem vindo aos companheiros, que se disponibilizaram em nos acompanhar.
Domingo não vou poder acompanhar-vos, outro evento chama por mim, ao qual devo estar presente.

De Dario Ferreira a 01.12.2016 às 21:48

Só uma pequena correção.
O meu nome é Dario e não Dário.
Obrigado por tudo.

De DArmindo a 02.12.2016 às 17:25

Muito bom!

Parabéns :)

Sobre nós

Neste blog um grupo de amigos irão falar das suas vivências tendo como fundo uns passeios de bicicleta. À conquista da natureza, ganhando saúde.