Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Trilhos Sem Fim, fundado em 2008. O 1º Centenário

por Trilhos Sem Fim, em 07.01.18

Hoje foi-me dado um duplo privilégio. Escrever a primeira crónica do ano e a primeira das comemorações do Centenário dos Trilhos Sem Fim (2008-2018). Grande orgulho!

Sobre o presente fica para depois, porque do passado, sobre os momentos vividos que constroem a nossa identidade, há muito para contar. Comemorar um centenário, cada ano de BTT vale 10, é algo que vale realmente, se existirem experiências positivas para relembrar. E se as há!

Creio não ser injusto se disser que este grupo de amigos se iniciou, por mero acaso, do encontro do Sérgio Ferreira, Pedro Ferreira, Rui Passadouro e Artur Fernandes. A experiência foi muito positiva e foram chegando cada vez mais.  A 28 de fevereiro de 2008, data oficial do batismo dos Trilhos Sem Fim, compareceram o Mota, Sérgio, Luis Gueifão, Rui P, Ricardo, Tó, Paiva, José, Artur F e o Eduardo. Fizemos o passeio ao longo do Rio Lis até à praia da Vieira. Tivemos tudo aquilo a tínhamos direito: conversa, quedas e bolachas. Entre as palavras trocadas foi decidido escolher um nome. Trilhos Sem Fim foi o eleito.

Nestes 10 anos muitos amigos passaram por nós e espalharam o nosso nome por todo o lado. É agradável saber que somo reconhecidos nos sítios mais  longínquos por onde passamos, que temos 3735 seguidores no Facebook e cerca de 170.000 visitantes no blog, publicámos 369 filmes no canal Youtube e fizemos, desde 2009, 512 Tweets para 80 seguidores do Twiter dos Trilhos Sem Fim. O MEO Canal, acessível em 490904, disponibiliza 25 horas de filme e já teve 8415 visitas.

Hoje não vou recordar nenhum episodio dos muitos que já vivemos. Peço-vos que descrevam os mais marcantes que viveram na nossa companhia nos comentários deste post.

Prometi falar do presente, do dia de hoje. Foi uma manhã muito especial, já que marcou o inicio das comemorações do centenário, foi a primeira de 2018, mas sobretudo teve o regresso do Rui L, após longos meses de ausência. Tudo foi combinado na véspera com um mero sinal de Facebook, que logo mobilizou a companhia habitual, com raras, mas sentidas ausências. À hora marcada, com a presença do Rogério Monteiro, Rui Gaspar, Rui Leitão, Rui P, André Canelas, Nuno Santos, Cláudio Costa, seguimos, sem antes planear o percurso, de forma a que às 12:00 estivéssemos na garagem oficial. Aquela onde se estacionam os mais puros e deliciosos néctares, na esperança que maturem e se transformem na melhor pomada. Pedalámos fustigados pelo frio intenso da manhã, mas nem as extremidades geladas nos impediram de visitar as fontes do Lis, subir o Pé da Serra e logo descer à direita no trilho que nos levas ao vale do Soutocico. Demos connosco a beber o café no Arrabal, onde o peixe encara o gato, e não tem medo de ser comido.

Subimos, descemos, atravessámos a estrada de Fátima em Cardosos e apreciámos o trilho. Após subir a pedreira, optámos pelo percurso mais rápido para a referida garagem. Lá chegados, demos de caras com a pomada, acompanhada pelo belo bolo de yogurte, chouriço da beira, aconchegados pelo carinho e simpatia da anfitriã Olga. Para terminar o saboroso queijo da serra. Claro que a conversa foi animada e o tempo começava a escassear, pois as famílias começavam a sentir a nossa falta. Retirámos estrategicamente, como é tradição.

Sem dúvida uma manhã especial!

Rui Passadouro

 20180107 centenário

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:47


11 comentários

Sem imagem de perfil

De Rui Leitão a 07.01.2018 às 23:09

Boa Malha, bom reinicio, bela dor de pernas... mas quanto a isso só digo... treinasses. Espero que seja um ano com muita altimetria para todos, quanto à pomada, haverá mais e mais oportunidades.

É sempre um prazer receber-vos na minha destilaria.
Guardo com saudade as nossas travessias e rotas.
Feliz Centenário . Parabéns a Todos!!!

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.01.2018 às 23:43

É com muito orgulho que há mais de 6 décadas faço parte deste grupo e penso que posso afirmar que os laços estão cada vez mais sólidos e a cumplicidade, amizade, solidariedade e companheirismo são cada vez maiores.
A volta de hoje foi a verdadeira voltinha higiénica, tal como se impunha, face ao epílogo previamente agendado mas foi muito bom assistir ao regresso da boa disposição do amigo RL. A falta que ele nos fez nestes meses todos!
Quanto ao relator, está de parabéns, primeiro por ser um dos propulsores destas histórias que levamos para contar aos netos, pela boa escrita e, sobretudo, pela qualidade dos dados analíticos, de fazer inveja a qualquer Diretor de Marketing.
1 grande abraço a todos. E que daqui a mais um centenário (anos de BTT) possamos estar a replicar esta manhã.
Votos de um excelente 2018
Sem imagem de perfil

De Rogério Monteiro a 08.01.2018 às 13:21

Quem és tu?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.01.2018 às 21:19

Nuno Gonçalo Santos
Sem imagem de perfil

De José Cardinhos a 08.01.2018 às 21:15

Começo por dar os meus parabéns aos Trilhos Sem Fim, pelo aniversário e comemorações do seu primeiro centenário, penso ser um marco que poucos venham a alcançar.
Boa crónica do Srº Director, que espelha muito bem o que tem sido este Grupo, sua fundação e do seu trajecto até aos tempos de hoje.
Desejo muitos mais anos de continuação e que a amizade perdure. 
Vejam com alegria o regresso do Rui Leitão, é sempre bom quando os companheiros, que por qualquer motivo se ausentam, regressam.
Boa semana.
Sem imagem de perfil

De Cláudio Costa a 08.01.2018 às 22:55

Não há dúvida que este centenário (em anos BTTistas) está a começar bem, boa voltinha, boa crónica e acima de tudo, bom convívio neste primeiro domingo de 2018. O Rui não queria escrever, mas fizemos bem em insistir com ele, como se comprova.

Aceitando o desafio do Rui, vou escrever brevemente sobre esta muito boa experiência que tem sido pertencer a este grupo de amigos. Devo-o aos meus amigos de longa data e de outras lides, Grazina e Máximo, pois foram eles que me trouxeram para os TSF's. A primeira volta que dei com os TSF's foi antes de comemorarem o 1º aniversário, vendo os registos julgo ter sido a 8/2/2009 na rota dos odores, que para mim foi também rota das dores, credo para quê tanto Km para uma manhã de domingo, pensei eu na altura! Não me esqueci que parámos em casa do Paiva e bebemos café acompanhado de bolo de chocolate, vi logo que estava no grupo certo ;) Cerca de um mês e meio depois, tenho registos fotográficos dos TSF's a beberam café em minha casa, e escrevi o meu primeiro comentário só em 22 Março (ainda não tínhamos o Alípio a exigir comentários, daí este atraso...) Por esta altura estavam-se a fazer as primeiras jerseys e eu que nunca tinha feito desporto na minha vida, percebi que estava a gostar tanto de andar de bicicleta como de ter este novo circulo de amigos, com interesses e conversas diferentes de outros igualmente importantes, e que andar feito garoto à chuva aos domingos de manhã a descer montes feito tonto, me fazia bem ao corpo e à mente. Foi graças a umas análises catastróficas e a um médico que comprei a bicicleta e tomei a feliz decisão de ser TSF.
Episódios inesquecíveis e desafios pessoais superados foram muitos, não vai ser difícil por isso ir-me lembrando e talvez descrevendo alguns ao longo deste ano, mas para já relembro aqui um logo na primeira volta, que foi ver o GPS e o Artur a ralharem mas a sério, e só eu é que estava preocupado com aquilo, lá me disseram que era próprio, eles adoram-se mas andam sempre nisto :)


Outra nota: Se o aniversário oficial dos TSF's é a 28/2, acho que o amigo Mota faz anos no mesmo dia, teremos de ter um bolo maior ainda :)
Sem imagem de perfil

De Rui Gaspar a 09.01.2018 às 10:03

Tenho tanta recordação boa para lembrar desde que me juntei a este EXCEPCIONAL grupo de amigos que também praticam BTT que nem sei por onde começar. Só entrei em 2009 ,mas parece que foi a "100 anos"  começou pela discussão e conseguir consenso para comprar a bike, foram as quedas para aprender a usar pedais encaixe, foi a criação da sede , foram dezenas de passeios ,com quatro caminhos Santiago, foi uma perna partida, pelo meio fui de jipe até a China e levei a jersey dos TSFs até aos Himalaias e não menos importante divertimo-nos a conversar a comer e a beber e também a pedalar. Vamos durante este ano comemorar estes 10 anos, continuando a fazer de cada volta uma festa.
Sem imagem de perfil

De Rui Leitão a 09.01.2018 às 21:15

este ano o mote é

deixa de olhar para o peixe, gato!


Rui Gaspar, esse jersey é para levar nessa sua nova aventura, que espero que corra bem porque ser TSF é tb ter amizade pelos nossos, e , dar-lhe bebida para oferecer ás picanhas...;)
Sem imagem de perfil

De Rui Leitão a 09.01.2018 às 21:17

é ao contrário ... deixa de olhar para o gato, peixe!!! 
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.01.2018 às 21:20

Gosto!
Perfil Facebook

De Daniel Rodrigues a 10.01.2018 às 18:07

Parabéns Trilhos sem fim... 100 anos e uma vontade de pedalar sem igual.


Desde já parabéns Rui P. pelo a bela cronica que veio juntar a vosso dia tanto pela a manha de btt como pela a comemoração do Centenário. 
Para mim já la vai 1 ano que de vez em quando me junto aos TSF, após vários convite do Artur,la foi convosco no dia da Imaculada Conceição a conquista do castelo de Leiria. 
O que mais marca nas voltas na vossa companhia é de certo o espírito, a amizade, cumplicidade, etc... Para se passar um bom domingo nao ah nada melhor.
Espero para este novo ano poder sempre que possível e o máximo possível me juntar nas vossa voltas. 
Abraços a todos.

Comentar post



Sobre nós

Neste blog um grupo de amigos irão falar das suas vivências tendo como fundo uns passeios de bicicleta. À conquista da natureza, ganhando saúde.

MEO Kanal


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2011
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2010
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2009
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2008
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D


Visitantes = 160.000 +...