O passeio de Domingo, 14 de Dezembro de 2008, foi demais! Chuva a mais, água a mais, lama a mais, frio a mais, trilhos sem fim a mais. Sim, trilhos sem fim, pois alguns dos caminhos indicados pelo GPS não tinham saída.
Bem no fim, já em casa, depois de um banho quente, admito que até foi bom. O Rui Lisboa tinha a cara cheia de sardas lamacentas, o Sérgio mais novo tinha todos os dedos congelados, o Máximo queria aliviar a bexiga e não encontrava a dita, o Artur nem conseguia focar a máquina para registar o momento e o Armando estava todo enlameado e geladinho. O GPS ria, ria muito, ria à gargalhada da situação que criou. Malvado!
Depois de uma avaliação profunda da situação e de ter descongelado o meu dedo grande do pé, considero que, com muito boa vontade, até foi um bom passeio. Por isso, e só desta vez, e apenas para não o "matar", apresento o manifesto pró-GPS:
Quero mais, pum, quero mais!
Um grupo BTT, que não tem um GPS-Sérgio que o guie, é um grupo que nunca o foi. É uma matilha de coxos, marrecos e manetas! É uma cambada de camelos e mendigos, e só pode partir abaixo de zero! O nosso grupo tem GPS.
Viva o nosso grupo, viva o Trilhos Sem Fim!
Viva o GPS, viva! Pim!
Um grupo BTT com um GPS-Sérgio a comandar é um grupo venturoso!
O GPS é um amigo!
Não, o GPS é um grande amigo!
O GPS sabe gramática, sabe sintaxe, sabe medicina, sabe encontrar trilhos onde eles não existem, sabe encontrar trilhos onde eles existiram há mais de vinte anos, saberá tudo e o que saberá melhor é andar de bicicleta todo-o-terreno e orientar os companheiros por trilhos impensáveis!
O GPS pesca tanto de BTT que até nos levou a ver as oliveiras da sogra por um mar de lama!
O GPS planeia os percursos de tal forma que consegue orientar por entre bosques densos, consegue pedalar, pedalar e no fim ficar no mesmo local!
O GPS é um habilidoso!
O GPS veste-se bem!
O GPS usa roupa aquecida e de malha!
O GPS pedala e incentiva os companheiros a pedalar!
O GPS é Sérgio!
Viva o GPS, viva! Pim!
(...)
Adaptada do Manifesto Anti-Dantas de Almada Negreiros por Rui.