por Trilhos Sem Fim, em 21.12.08
Neste Domingo, dia 21 de Dezembro de 2008, partimos à hora combinado do Parque Radical, mas logo nos detivemos no café para acompanhar o Paiva na bebida predilecta e há muito prometida, o delicioso cafezinho. Tomou connosco o café, mas ainda não foi desta que o tivemos na nossa companhia até final do passeio.
Falta de companheiro foi um problema que não tivemos neste dia. Á partida éramos 22.
Saboreado o café dirigimo-nos à Curvachia, subimos pelo trilho ladeado de vegetação densa e verificámos a existência de inúmeros javalis, a avaliar pelo número das suas pegadas. Descemos até à estrada do Soutocico e dirigimo-nos ao topo do monte, perto do aviário. Depois foi descer por entre os pinheiros até ao fontanário, evitando as raízes e algumas árvores caídas.
Reunido o grupo, entrámos no novo percurso, orientados pelo Sérgio, como prometido. Gostei de apreciar o velho lugarejo, com meia dúzia de casas rurais. Subimos em direcção ao Arrabal por carreiros largos e por entre vegetação abundante. A pedra húmida e escorregadia aumentava a dificuldade do percurso, facto apreciado por alguns.
Entrámos no Arrabal perto do cemitério, vindos do interior do bosque, mas logo nos embrenhámos no mesmo.
Escolhemos uma clareira na floresta para apreciar o reforço alimentar. Eis que, para surpresa de todos, surgem dois bolos-reis da sacola do Sérgio. O seu bom aspecto aumentou o nosso apetite e confirmámos que o sabor também era óptimo. O GPS redimiu-se dos erros antes cometidos.
O caminho que nos levou até ao Arrabal foi o mesmo que nos trouxe de volta a Leiria. Com as famílias à espera cada um se dirigiu a casa para o prometido almoço.
Como sempre um belo passeio!
Um santo Natal para todos!
Rui