Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Na nossa primeira conquista do Castelo de Ourém fiquei impressionado com a sua posição estratégica e com a beleza que a nossa visão enxerga em todo o seu perímetro. Como terá sido a vida neste castelo; de onde terá vindo o nome de Ourém?
Perante as descritas e muitas outras dúvidas a ALA RUI'S do Trilhos Sem Fim fez uma nova expedição no dia 8 de Janeiro: Ourém, a reconquista!
Atacámos o percurso começando pelos Pousos e Cardosos. Chegados a Santa Catarina da Serra descemos ao vale para logo subir até à Loureira. Depois foi descer o estradão via Ourém, já com o castelo no horizonte. Estrategicamente inflectimos a marcha para a direita com o intuito de visitar uma velha ermida na Quinta da Parreira. Decidimos tomar o castelo pelo lado norte. A subida íngreme foi vencida e entramos em grande estilo pelas antigas portas de vila. A reconquista foi consolidada com a visita ao Paço dos Condes e com uma fotos no Terreiro de Santiago.
Ourém! Porquê?
Tinha que haver uma explicação. Como sempre, as mulheres a mudar a cabeça aos homens! Foi uma Fátima!
Segundo a lenda, a vila de Ourém deve o seu nome a uma história de amor: durante a Reconquista, um cruzado espanhol, Gonçalo Hermingues, capturou a filha do poderoso senhor muçulmano de Alcácer do Sal. Esta cativa de grande formosura chamava-se Fátima, como a filha de Maomé.
Gonçalo Hermingues e a sua cativa rapidamente se apaixonaram um pelo outro e Fátima converteu-se ao catolicismo. A moura cativa foi baptizada com o nome de Oureana, daí a etimologia do nome da cidade de Ourém.
Esta Fátima morreu cedo, o seu marido, o tal cruzado espanhol, tornou-se monge na abadia de Alcobaça. Com a criação de um priorado nas redondezas de Alcobaça foi enviado para lá o monge, antigo cruzado, que deu a esse priorado o nome de Fátima. Sim, Fátima herdou o seu nome de uma muçulmana, filho do senhor muçulmano de Alcácer do Sal!
Na próxima expedição a Ourém iremos tentar descobrir as origens do castelo!
Amanhã espera-nos o habitual passeio de domingo.
Rui
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.