por Trilhos Sem Fim, em 25.04.08
Para assinalar o 25 de Abril fizemos um percurso na cidade de Leiria. Saímos do local combinado junto ao Rio Lis e entrámos na Quinta de S. Miguel. Apreciámos a vista única sobre a cidade de Leiria, com o castelo lá no alto e o rio a serpentear por entre as árvores mais abaixo, no Marachão .
Seguimos junto ao Rio pelas obras criadas pelo programa Polis.
Subimos por um trilho estreito o morro da Sra. da Encarnação. Tantas vezes passamos junto ao morro e só agora descobrimos o trilho, que até é bem simpático de descer.
Fizemos em estrada grande parte do percurso que nos levou até à Câmara Municipal. Fomos até ao centro histórico da cidade e fizemos o Passeio Queirosiano de Leiria, com uma breve esplanação dos principais locais por onde passou Eça de Queirós.
Parámos junto ao azulejo que evoca a presença de Abraão Zacuto em Leiria em 1496. Nessa rua, que se chama da Tipografia, existiu uma das primeiras tipografias da península Ibérica. Foi impressa em Leiria a primeira obra em português, o Almanach Perpetuum de Abraão Zacuto . Foi dessa tipografia que saíram as tábuas de navegação com que Vasco da Gama leu o caminho para a Índia.
Em ritmo de passeio subimos até ao Comando de Leiria da PSP, passámos o cruzeiro e saímos das muralhas do Castelo pela Porta dos Castelinhos.
Já nos Capuchos fizemos uma visita ao resta do Convento de Santo António dos Capuchos, ou melhor doantigo Hospital Militar de Leiria, uma obra do século XVII, que em 1864 foi destinada a Hospital Militar, mas que hoje se encontra em acentuada degradação, como pudemos comprovar.
O nosso passeio terminou na Mata dos Marrazes, descendo e subindo por trilhos que a todos agradaram.
Rui
Video
Faz aqui o download do track GPS