Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Neste domingo, alguns dos elementos presentearam-nos com as suas ausências, facto pouco desculpável mas compreensível. Apesar de alguma indecisão inicial, lá seguimos em direcção ao Vale do Lapedo.
O Vale do Lapedo, onde a beleza da paisagem contrasta com as vedações metálicas, portões fechados a cadeado e onde os avisos procuram afastar os mais curiosos. Curiosamente, foi o local onde, em Dezembro de 1997, foi encontrado um importante vestígio pré-histórico, “o Menino do Lapedo”, com 24.500 anos, marcando uma mudança na compreensão da evolução humana, ao apresentar indícios de convivência e cruzamento entre os Neanderthais e o homem moderno.
Infelizmente, o Abrigo do Lagar Velho, local onde foi encontrada a sepultura, parece votado ao abandono, com ervas e silvas a impedir a visibilidade. O acesso é impossível, uma vez que, também ali, o caminho é vedado por vedações e portões.
Continuando a nossa viagem, e seguindo o trilho encosta acima, podemos observar as belas paisagens que sistematicamente teimavam comparecer diante dos nossos olhos. Chegados ao topo, foi a vez de comemorar, não uma, mas duas estreias de bicicletas completamente novas, faltando apenas uns pastelinhos de bacalhau.
De regresso a Leiria não podia faltar a passagem pela Curvachia, que, com algumas alterações de percurso, proporcionaram o completo baptismo das novas bikes em números acrobáticos dignos de registo.
Até domingo
To Paiva
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.