Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Neste dia de Carnaval, juntaram-se a nós alguns amigos dos Chou-Bikers, não para festejar o carnaval, mas sim para pedalar, porque o Touro de Domingo, não compareceu hoje! Deve de ter ido para outro desfile qualquer!
Pelas 8h30, e depois da visita do nosso repórter e “expert tire” que desta vez não nos acompanhou por falta de montada! Arrancámos do Parque Radical, oito companheiros com vontade de pedalar e de apanhar alguma laminha. A volta de hoje pretendia-se “higiénica” como costumamos dizer, para que acabássemos mais cedo que o habitual, e assim foi. O destino foi proposto pelo Armindo e logo aceite por todos, pelo que, orientados por ele, e muito bem, dirigimo-nos para os lados de Monte Real, pois há muito tempo não visitávamos aqueles trilhos. Levou-nos por trilhos alguns já nossos conhecidos, mas na sua grande maioria novos para os companheiros dos Chou-Bikers. Apesar do tempo prometer chuva e de nos ter assustado quando os despertadores tocaram, a manhã foi impecável, apenas uma pequena “burranha” e passageira.
As fotos da praxe e a hora da banana foram no parque das termas e de seguida no castelo de Monte Real. O regresso a Leiria fez-se passando ainda pelo parque de merendas e descendo junto à linha de combóio. Um telefonema a meio da nossa volta, do amigo Amílcar, ditou o destino final da nossa volta de hoje, havia que regressar a Leiria e degustar um belo dum pastel de nata, acompanhado dum belo licor, como nós gostamos, e servido no passeio em frente à sua loja, as Modas Lena! Excelente final de manhã, em boa companhia e uma boa voltinha com cerca de 40Km.
Até amanhã para quem for à Torre ou até quinta-feira se não chover!
Cláudio Costa
(Se por vezes é necessário "empurrar" a tarefa da escrita, desta feita 2 de nós tomaram a iniciativa : ) - como já estava escrito fica aqui outra versão a jeito de complemento)
Mascarados esta 3ª feira não houve…
mas no fim da volta estávamos algo camuflados… na cor lama.
Pelas 8.30h estava já o grupo composto, no Parque Radical… 3 parceiros dos Chobikers e 5 TSF’s.
Sabíamos da chuva da véspera e do estado de lama de muito dos trilhos que nos são tão familiares. Pedra molhada da serra também não era opção. ..
A sugestão proposta e aceite era seguir rumo a Monte Real. Assim foi! Orientamos por estradões e caminhos que no todo ou em parte foram novidade para a maioria. Mesmo os troços de areia foram facilmente ultrapassados, pelo fato de estar molhada.
Corremos toda a extensão do Polis, atravessamos na ponte de ferro mais rústica que existe sobre este rio. Orientamos por estrada rolando livremente até ao cruzamento das águas do Mondego. Daqui para a frente apenas de quando em quando, por breves metros, voltávamos a pisar alcatrão. Beira rio desviamos para Amor, iniciávamos subida da colina quando um dos companheiros se sentiu menos bem… Problema de capacete : ), resolvida a questão subimos por serventias de pinhais até ao topo, descendo por single e caminhos até a Serra do Porto d’Urso.
Persistia um problema de perca de ar da roda de uma das bikes… urgia “apanhar” uma bomba de gasolina. Assim fizemos mais uns singles novos, ora virando à esquerda, ora à direita, sem que a maioria do grupo soubesse muito bem onde estava, mas com diversão garantida… e eis que estávamos em Monte Real, para a paragem nas ditas bombas. Resolvida a questão seguimos até às termas para apreciar a paisagem e para a hora da banana!
Novos trilhos e singles urbanos e direccionamos para o Castelo da vila. Seguiu-se uma descida fantástica, passagem sob uma ponte e estação da CP de Monte Real e rumamos por caminho novo para apanhar um troço da beira rio, no sentido de Leiria.
Metros à frente novo desvio, para uma passagem pelo Parque da Lagoa, na Ortigosa, e novos trilhos até à pista de modelismo. Descida rápida em zona de pinhal e de novo junto da linha de comboio orientamos beira rio a bom ritmo até à cidade de Colipo.
Surpresa das surpresas, havia já quem tivesse feito convite para passagem pela loja das Modas Lena – um companheiro dos chobikers aguardava por nós com uns deliciosos pastelinhos de nata e uma garrafa de Porto à maneira. Que bom! Quem age assim é boa gente : )
Após a foto da praxe foi tempo de regresso a casa, com a satisfação de uma manhã óptima de BTT, em trilhos novos, pouca lama e muita diversão.
Próxima 5ª feira à noite há mais, e no domingo de manhã repete a dose!
Boa semana. Até à próxima!
D'Armindo
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.