Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
À hora marcada já se perfilavam 9 trilheiros para encetar mais uma jornada domingueira. A manhã, que se antevia soalheira, deixava adivinhar prazerosos momentos de BTT.
Antes de iniciar a marcha, e como é hábito registar-se o furo da praxe, o amigo CM foi intimado a retificar a pressão dos pneus.
Após algum debate acerca do local de repasto, e sem a presença do Cartógrafo Oficial, avançou o nosso Tyre Expert para o guiar da volta.
Ainda sem destino definido, virámos o astrolábio em direção à Serra, pedalando até ao Arrabal e Chainça, zona onde o CM entendeu ser confortável para se deitar. Aqui já havia sido deliberado que Fátima seria o destino, contudo sem participação na Benção dos Ciclistas e sem visita ao Santuário, porque este é um grupo laico!
Após a degustação do, hoje especialmente dotado de fortes nutrientes, pastel de nata, avançámos, pelo caminho dos peregrinos em bom passo até à Torre, com o objetivo de verificar a afinação dos KOM do Trilho do Moleiro. Como era estreia neste trilho do GC e dos seus dois amigos, que hoje nos presentearam com a sua agradável presença, o GC foi o primeiro a avançar, e avançou com tal vontade, que se olvidou da primeira curva, tendo registado o segundo momento de aproximação ao solo do dia, felizmente também sem consequências físicas e materiais.
Tendo sido falado que o caminho de regresso iria ser pautado pelo desfrutar de descidas agradáveis, apontámos para a "Descida do Cotovelo" a seguir às Torrinhas, de onde nos encaminhámos para as Fontes e para a atualmente tradicional subida (e descida) do Canário.
De registar o momento técnico-cultural do dia, que se pautou na análise das sapatas para a estabilização das Torres Éolicas, e após uma breve consulta técnica, verificou-se que o dimensionamento e a profundidade das mesmas está diretamente relacionado com a estabilidade dos solos, contudo, de uma forma genérica, as medidas a aplicar, para uma torre de 95m serão 16 x 16 x 3,5 (m3 )(base x largura x altura).
Em jeito de resumo, a manhã foi assim:
Trilheiros: 9
Destino: Fátima
Distância percorrida: 46km
Subida acumulada: 778m
Aproximações ao solo: 2
Faxes enviados: 1
Nível de amizade e companheirismo: +++++
Nível de libertação de stress: +++++
Nível de prazer: +++++
Nuno Gonçalo Santos
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.