Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Já passava da hora marcada (8.35h), quando o grupo montou nas suas bicicletas.
Haveria até então um período de test drive, ao sistema de transmissão, rolloff de uma das bikes.
O grupo de 9 trilheiros, rumou direito às Fontes. Aí foi enveredar por trilhos ascendentes, que nos levaram ao topo da Maunça.
O frio matinal nesta altura já tinha dado lugar ao sol quentinho, pelo que a caminho do topo foi-se aliviando a roupa em excesso. Por esta altura uma avaria, obrigou a uma paragem no topo. Troca de um rolete, um reaperto, e seguimos rumo a estradões e singles, que rapidamente pelo entusiasmo fizeram esquecer a dificuldade das subidas anteriores.
Lugar para 2 quedas, a primeira envolvendo 2 trilheiros antes da hora da banana e posteriormente uma após já no regresso a Leiria. Incidentes são acasos inesperados e neste caso foram-no de tal forma, que lembra o quanto pequenas distracções rapidamente nos surpreendem. Felizmente sem consequências graves.
O café foi tomado no grupo ACDR, em Casal de São Mamede.
Passagem por diversas Polja, o que suscitou dúvida sobre a sua origem.
“Polje (pl. polja) é uma depressão fechada ou aberta (no caso de se conseguir comprovar que já foi fechada) no carso, com dimensões consideráveis e vertentes com um declive acentuado e abruptas, com o fundo geralmente plano e coberto de terra rossa e aluviões. A bacia de recepção tem uma drenagem endorreica e centrípeta. Podem permanecer secos, ser atravessados por um curso de água ou serem inundados permanente ou temporariamente. Com a subida do nível freático podem ser alimentados por exsurgências ou por ponors, que podem funcionar como sumidouros quando este volta a baixar. Por vezes têm hums, que são uma forma de relevo rochoso abrupto, isolado e disperso no interior dos poljes.”
Regresso a Leiria em bom ritmo, com o prazer proporcionado pelo óptimo dia.
Já próximo da cidade de Colipo, a necessidade de cumprir horários levou ao avanço de alguns elementos, sendo que terá sido assegurado a passagem de remate pelo local do Armando.
Fomos brindados com uma óptima manhã, do tipo que já tínhamos saudades!
Na próxima 5ª feira há nocturna e domingo, repete-se a dose…
Boa semana!
Até lá!
D’Armindo
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.