Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Na hora habitual, no local habitual, contamos hoje, não só com a “malta” habitual!
Partilhamos a volta com trilheiros do grupo “Sempre a Descer”, ligados ao Centro Cultural e Recreativo de Segodim – Monte Real. (https://www.facebook.com/Os-Sempre-a-Descer-103659518341228)
Sem percas de tempo, rumamos até às Cortes, e daí fizemos a picada do restaurante “O Canário”. Tínhamos como “GPS” o nosso Cardinhos, que tendo em conta as condições atmosféricas, nos tem guiado sempre da melhor forma, neste caso, evitando o excesso de pedra molhada, que pudesse potenciar quedas. Também é norma, que este nosso “GPS” nos leva a voltas que rondam entre os 50 – 60 km e sempre um pouquinho além dos 1000 m de altimetria. Hoje não foi exceção!
Entramos a partir daí ("Canário"), nos estradões e trilhos, subimos para descer rumo às Fontes, para voltarmos a subir, aproveitando tudo o que eram singles e percursos, fora de estrada, que eram bons de fazer.
Passagem pela Torre, para depois escalar até ao baloiço da Barrosinha. Daqui fomos aproveitando trilhos e estradões, da Serra. Chegado à paragem para o café, percebemos que a falta de oferta, faria com que a opção fosse São Mamede, pelo que orientamos até aí, o tempo estritamente necessário, onde demoramos pouco no reforço.
Fizemos a melhor subida possível, até atingir a "Anta", já acima do Alqueidão da Serra, para fazer umas fotos da praxe… já na saída desse local, estranhamos a ausência do parceiro Máximo. Ainda não tinha chegado! Conseguido o contato telefónico, percebemos que tinha partido a corrente. Saímos ao seu encontro, desviando daquele que seria o percurso previsto para descer a serra. Foi também aqui que o companheiro Amílcar nos deixou, um pouco mais cedo rumo a casa.
Pouco depois, após o reencontro, já com a avaria entretanto resolvida, juntos descemos a Alqueidão, junto à estrada romana, e daqui rumo ao Reguengo do Fetal, e e alinhando posteriormente até Leiria.
A volta hoje, com quase 60km e cerca de 1030m de Altimetria, foi aproveitada da melhor forma possível, por cada um de nós! O grupo tendo em conta o número manteve-se coeso e com um registo de andamento uniforme, sem grandes esperas (para recuperação do folego!).
Agradecemos a visita dos “Sempre a Descer”, deixando o convite em aberto para uma próxima oportunidade, oportunidades essas que acontecem semanalmente aos domingos de manhã, pelas 8:30, e 5ªs feiras pelas 20h, com ponto de encontro no PR.
Sem faltar ao habitual ritual… O Armando acolheu o brinde final, mais ou menos enlameado, de uma volta sem grandes problemas, em que ninguém se magoou. :)
Boa semana a todos!
D'Armindo
TSF 20220109
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.